Uma empresa exportadora de cafés especiais, do sul de Minas gerais, com a missão de criar história, a partir de uma nova maneira de produzir cafés.
Nepomuceno, MG - Brasil
Unidos pelo mesmo ideal, um grupo de produtores de café criou em 2016 a cooperativa Flor de Café com a missão de descobrir e valorizar as características dos cafés de uma microrregião do Sul de Minas, conhecida como Cercanias do Vale do Rio Grande.
2021
Em 2021, com as profundas transformações impostas pela pandemia, o grupo fundador decidiu pivotar e reinventar o modelo de negócios da Flor de Café.
Com sede em Nepomuceno, no Sul de Minas, e Barcelona, na Espanha, a Flor de Café é hoje formada por mais de 20 colaboradores ao redor do mundo, dispostos a sustentar um projeto de desenvolvimento humano, cultural e ambiental em torno do comércio direto de cafés.
Para definir e identificar esta nova fase da Flor de Café, desenvolvemos um novo logotipo, marca e identidade visual.
O caminho adotado foi o da evolução da marca anterior com a consolidação gráfica de seus princípios básicos.
Elementos estruturantes da marca
A paixão pela história,
sua cultura, a terra
e as pessoas.
A arte do barista que virou símbolo de um projeto que evoluiu.
A missão de disseminar boas práticas e reverberar mundo a fora
Logotipo e marca
A solução desenvolvida para modernizar o logotipo e marca foi o redesenho do símbolo com representação geométrica da latte art, contextualizada em um xícara estilizada.
Embalagens
Fugindo da iconografia e estética convencionalmente usadas em produtos de café, as novas embalagens mantiveram um padrão minimalista, na cor branca, com ilustrações do artista espanhol Francisco Padilla-Parra.
Cada café especial ganhou uma assinatura própria para seus nomes de origem indígena, Morembá e Garanguí.